quinta-feira, 20 de maio de 2010

0 comentários

Sistema circulatório no ser humano

O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

[editar] Circulação pulmonar

A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.

[editar] Outras definições

  • Circulação visceral - É a parte da circulação sistêmica que supre os órgãos do sistema digestivo.
  • Circulação portal hepática - O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia portal, que invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este órgão receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino. O fígado também neutraliza algumas toxinas recolhidas no intestino. O sangue segue do fígado às veias hepáticas e então para a veia cava inferior, e daí ao lado direito do coração, entrando no átrio direito e voltando para o início do ciclo, no ventrículo direito.
  • Circulação fetal - O sistema circulatório do feto é diferente, já que o feto não usa pulmão, mas obtém nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical. Após o nascimento, o sistema circulatório fetal passa por diversas mudanças anatômicas, incluindo fechamento do duto arterioso e foramen ovale.
  • Circulação coronária - É o conjunto das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias próprios do coração. São considerados separadamente por sua importância médica e porque sua fisiologia (modo de funcionamento) apresenta aspectos particulares.

[editar] Mecanismos da circulação sanguínea

[editar]

sistema circulatorio

0 comentários
O sistema circulatório é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos;É res por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, transporte de hormônio, tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.                                                                                                                        

terça-feira, 18 de maio de 2010

semana da enfermagem

0 comentários
0 comentários
               TRABALHO DE ESPANHOL

segunda-feira, 17 de maio de 2010

nicolle

0 comentários

Significado do nome Nicolle

NICOLLE: variante de NICOLE (Sugerida por internauta - pendente de revisão)

Origem do Nome Nicolle

Qual a origem do nome Nicolle: FRANCÊS

Significado de Nicolle

Qual o significado do nome Nicolle: FORMA FEMININA DE NÍCOLAS.

Significado e origem do nome nicolle - Analise da Primeira Letra do Nome: N

Trabalhador incansável, muito dinâmico, inteligente e criativo, possui muita disciplina e está sempre disposto a colaborar sem outra intenção que não seja a de ajudar os outros. Com sua praticidade consegue executar quaisquer tarefas cansativas e monótonas, daquelas que a maioria das pessoas costumam recusar. Não admite ser interrompido quando está trabalhando, e é critico por demais com si mesmo e com outros.
0 comentários

Significado do nome Lucas

Origem do Nome Lucas

Qual a origem do nome Lucas: LATIM

Significado de Lucas

Qual o significado do nome Lucas: LUMINOSO, BRILHANTE.

Significado e origem do nome lucas - Analise da Primeira Letra do Nome: L

Não é adpto à pertencer a grupos. Gosta mesmo de uma cada coisa a seu tempo, quando sai com alguem (especialmente paqueras), não quer saber de mais ninguém por perto. É assim que sente-se totalmente à vontade, conseguindo até tirar de letra qualquer desentendimento que venha surgir. Uma coisa que o deixa muito nervoso é ter que tomar uma decisão. Julga isso muito dificil, e para fugir de toma-las torna-se teimoso, preguiçoso ou mesmo desligado, tudo não passa de fuga.
0 comentários

Origem do Nome Socorro

Qual a origem do nome Socorro: GREGO

Significado de Socorro

Qual o significado do nome Socorro: AQUELE QUE TEM AUTO CONTROLE NOS ATOS E NAS PALAVRAS. FAMOSO FILÓSOFO GREGO.

Significado e origem do nome socorro - Analise da Primeira Letra do Nome: S

Sabe o que quer da vida, e também como chegar lá. Tem grande habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-lo a tocar e realizar seus projetos, não se importa em ter que usar um teatrinho quando necessário. Possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Principalmente entre quatro paredes. Mas tome cuidado pois é um grande perigo se tornar dominador demais.

pavão-pavo real

0 comentários

cavalo-caballo

0 comentários

raposa-zorro

0 comentários

bicho-preguiça-bicho - Pereza

0 comentários

anta-tapir

0 comentários

sexta-feira, 7 de maio de 2010

touro-toro

0 comentários

tatu-armadillo

0 comentários

viado-venado

0 comentários

leão-león

0 comentários

coelho-conejo

0 comentários

pato-pato

0 comentários

zebra-cebra

0 comentários
0 comentários
girrafa-
girrafa

porco-cerdo

0 comentários

papagaio-loro

0 comentários

hipopótamo-hipopótamo

0 comentários

gato-gato

0 comentários

camelo-camello

0 comentários

quarta-feira, 5 de maio de 2010

macaco-mono

0 comentários

onça-onza

0 comentários

tamanduá-oso hormiguero

0 comentários

elefante-elefante

0 comentários

cabra-cabra

0 comentários

burro-culo

0 comentários

VACA-vaca

0 comentários

TIGRE-TIGRE

0 comentários

COBRA-SERPIENTE

0 comentários

OVELHA-OVINOS

0 comentários

CACHORRO-PERRO

0 comentários